Agência Nacional de Água adia publicação restrições para uso da Barragem de Assu

15 out 2015

Reportagem de Ricardo Araújo, da Tribuna do Norte:

A Agência Nacional de Águas (ANA) adiará a publicação da portaria que disciplinará a redução da vazão de água pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Central potiguar e seu uso. Dos atuais seis metros cúbicos por segundo, o maior reservatório do Estado deverá liberar, a partir da publicação do documento, quatro metros cúbicos por segundo. Além da diminuição na vazão total, haverá regras para a utlização das águas – em dias específicos – pelos grandes irrigantes, em suas plantações. A previsão era que o documento fosse publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). Entretanto, a ANA ainda avalia as sugestões encaminhadas pelos representantes da sociedade civil organizada para concluir a confecção da portaria.

O objetivo do documento, segundo explicitado pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Josivan Cardoso, em coletiva de imprensa semana passada, é racionalizar o uso da água reservada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para que ela, a exemplo de outros grandes reservatórios artificiais espalhados pelo Estado, não seque antes de uma nova quadra chuvosa regular, prevista somente para 2017.

Sobre previsões climáticas, especialistas brasileiros e estrangeiros discutem, desde a noite da terça-feira passada, em um hotel da Via Costeira, as Vulnerabilidades Climáticas do Brasil no Século XXI, dentro do VI Simpósio Internacional de Climatologia (SIC).

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta