Anac manda interditar Aeroporto de Mossoró

Anac manda interditar Aeroporto de Mossoró
22 jan 2016

Da Tribuna do Norte:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu todo tipo de pouso e decolagem no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró. A entidade do governo Federal tomou a medida depois de receber denúncias que as cercas de proteção da pista estavam quebradas e, por isso, pessoas e animais a atravessavam livremente. Embora seja uma interdição provisória, a ordem é mantê-la até que o governo do Estado “demonstre cumprimento das condições para reabertura definidas no parecer que fundamentou esta decisão”. O terminal tem uma média de 6 mil voos particulares por ano segundo o órgão responsável por sua operação, o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER/RN).

A determinação da agência reguladora não foi inadvertida. Em 21 de dezembro do ano passado, a Gerência de Fiscalização e Controle da Anac enviou ofício (103/2015) para a Diretoria de Transportes do DER/RN. O gerente de Fiscalização e Controle, Rodrigo Otávio Ribeiro, pediu respostas sobre providências em 10 dias. Ribeiro queria ter notícia de medidas que “efetivamente […] mantenham a área operacional livre de animais e pessoas”. No item 9 do ofício, a Anac deixa claro: “informamos que a falta de ações suficientes ou a ausência de manifestação poderá resultar em medidas restritivas às operações no aeródromo e outras ações cabíveis”.

Além da denúncia, o próprio DER/RN solicitou que um aviso sobre os riscos da pista fosse divulgado entre os pilotos que passam pela região. No ofício, a Anac lembra que a condição da pista pode trazer risco em potencial e que a ausência de ações para reverter essa situação violam os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC).

Em uma comunicação oficial mais recente, o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária afirmou que não obteve sucesso no pedido de informações ao operador do aeroporto, o governo do Rio Grande do Norte.  Nossa equipe de reportagem perguntou ao diretor-geral do DER/RN, Jorge Fraxe, se realmente não houve manifestação por parte do governo, no que ele respondeu: “nós temos uma licitação que vai atender a todas as exigências”.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta