Audiência propõe reutilização da antiga ponte de Igapó

Audiência propõe reutilização da antiga ponte de Igapó
30 abr 2016

O plenário da Câmara Municipal de Natal transformou-se na manhã de ontem em uma verdadeira aula de história através de uma audiência pública proposta pela vereadora Amanda Gurgel (PSTU), com a participação de pesquisadores, professores e alunos da Escola Municipal Ana Júlia Mousinho, do Conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte. Na ocasião se discutiu as condições e reutilização da antiga ponte metálica de Igapó, a primeira a unir a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, e como este monumento, que completa 100 anos em 2016, deve se consolidar enquanto patrimônio histórico da cidade.

O professor Manoel Negreiros (IFRN), que estuda sobre a ponte há 20 anos, propôs que os gestores públicos transformassem a estrutura em verdadeiro ponto turístico, inclusive, sendo reurbanizada e aberta para passeio de pedestres. “A ponte velha é um marco nosso, assim como o Forte dos Reis Magos. Ela resistiu ao tempo e apesar de necessitar de reparos na sua estrutura ainda tem suas fundações resistentes. Quem construiu não a fez de qualquer jeito, diferente de obras como as de hoje, ela pode continuar sendo utilizada”, destacou o pesquisador. Ele e os outros estudiosos presentes reivindicaram da Prefeitura políticas de restauração e preservação da ponte, em virtude de sua importância histórica para Natal e para o estado.
O professor Luciano Capistrano reforçou a ideia relembrando que, se nada for feito, a cidade perderá um monumento que representa a sua história. “Corremos o risco de perder parte da memória da cidade, quando podemos manter viva e ainda utilizá-la. É uma grande obra de engenharia. Com uma ideia simples, que ajudaria no problema de mobilidade e até na economia da cidade, visto que seria um atrativo turístico, é possível manter aquele patrimônio presente”, sugere. Os alunos que participaram da audiência interagiram com perguntas e colocações alimentando o debate.
Compartilhar

Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *