Aumento da procura por atendimento nas UPAs preocupa vereadores

Aumento da procura por atendimento nas UPAs preocupa vereadores
15 Mai 2018
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou uma visita de fiscalização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Pajuçara e do Potengi na tarde desta segunda-feira (14) e constatou um aumento de quase 100% na procura por atenção médica.
 
O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão, contou que na UPA Pajuçara ainda há problemas de infraestrutura como luzes, ambulâncias e outros equipamentos que ou estão quebrados ou faltando, mas externou a preocupação maior com a possibilidade de falta de atendimento.
“A demanda dos atendimentos nos preocupa aumentou. Se antes eram 300, agora estão em 500. Cidade da Esperança dobrou, Pajuçara também. Complicado. Estamos vivendo um surto de uma virose que lota a rede pública e a rede privada. Mas vamos cobrar da Secretaria a questão do medicamento, porque não adianta ter médico e não ter medicamento”, disse.
O diretor da UPA Pajuçara, Graco Dornelles, explicou que o aumento do número de atendimentos já era esperado pelo período de disseminação de arbovirose do ano e adiantou que, por enquanto, não há riscos de desabastecimento.
“O aumento é sazonal. Nós estamos enfrentando um período de dengue, de viroses e resfriados. É normal esse acréscimo nos períodos de janeiro a junho. Nosso maior problema é dar vazão à quantidade de pacientes que nos procuras. Por enquanto não há riscos de desabastecimentos”, explicou
A diretora UPA, Andrezza Goulart, explicou que o período chuvoso é propício à disseminação de arboviroses, que são aquelas transmitidas por insetos, e de viroses respiratórias e que, para atender essa demanda, a UPA tem mantido uma aproximação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tanto para conseguir medicamentos, quanto para profissionais.
share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *