BA, CE, PI e RN – Prorrogadas as inscrições de edital que busca projetos para o uso sustentável de recursos naturais em áreas costeiras e marinhas

19 Dez 2018

A Fundação SOS Mata Atlântica prorroga as inscrições do edital que beneficiará projetos na Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte voltados para o fortalecimento de iniciativas para o uso sustentável dos recursos naturais em Unidades de Conservação (UCs) costeiras e marinhas da Mata Atlântica. Os projetos devem ter o prazo máximo de um ano de duração. Agora, as inscrições vão até a meia-noite de 31/01/2019. O edital completo está disponível neste link.  

Entre as iniciativas alvo deste edital estão projetos que assegurem a presença de comunidades tradicionalmente beneficiárias das UCs – como moradores do entorno ou beneficiários de UCs de uso sustentável – a organização de cadeias produtivas, a organização e fortalecimento institucional de associações locais, formação de lideranças, inclusão nos mercados, beneficiamento, rastreabilidade de produtos, turismo de base comunitária, entre outros. As iniciativas vencedoras receberão investimento de até R$ 30 mil. 

Além da avaliação da qualidade, coerência, pertinência e criatividade do projeto, a Fundação SOS Mata Atlântica verificará critérios como viabilidade técnica e financeira, relevância local e formação de parcerias na região. 

“Queremos apoiar projetos que vem fazendo a diferença e somando esforços na gestão das Unidades de Conservação. Estamos falando de um dos instrumentos mais importantes para a conservação da biodiversidade e manutenção dos recursos naturais com a participação das comunidades locais“, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. 

Podem concorrer neste edital associações representativas de comunidades beneficiárias de UCs ou ONGs que estabeleçam parceria comprovada com as comunidades locais e com a gestão da UC. É importante, ainda, que o projeto esteja alinhado aos objetivos das áreas protegidas e de seu plano de manejo.

“Esperamos receber propostas que apresentem uma solução para problemas na gestão das UCs e no uso de seus recursos, trazendo mudanças positivas com indicadores claros e mensuráveis. A ideia é que o projeto tenha poder de mobilização, replicabilidade e que garanta a continuidade do engajamento social após seu término“, afirma Diego Igawa, biólogo da SOS Mata Atlântica, coordenador deste edital.

As inscrições serão feitas pelo site http://gerencia.sosma.org.br/ucs, onde há um manual com instruções detalhadas do uso do ambiente do sistema gerencial para a inclusão dos documentos e submissão da proposta. O edital tem recurso da Ypê.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *