‘Bancada da bala’, antes sem senadores, agora conquista 18 vagas para 2019

Senador Flávio Bolsonaro . Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
10 Out 2018

Do Uol:

A chamada “bancada da bala”, como é conhecida a Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional, enviou da Câmara para o Senado 15 integrantes que são deputados federais e elegeram-se senadores nas eleições deste ano. Além deles, pelo menos outros três senadores eleitos que não faziam parte da frente manifestam posições alinhadas com as propostas defendidas pelo grupo e devem engrossar a bancada no Senado.

Todos assumem o mandato em 1º de janeiro de 2019. Na atual legislatura, não há nenhum senador que integra a bancada da bala.

A renovação na Casa foi de 85% das 54 vagas em disputa –outras 27 cadeiras já estão ocupadas e só serão disputadas em 2022–, mas apenas 30% dos eleitos são caras novas no Congresso.

Para Malco Camargos, doutor em ciência política e professor da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), a chegada da “bancada da bala” ao Senado, onde não tinha presença, é um reflexo claro da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. “Sem nenhuma dúvida essa bancada foi puxada por ele”, afirma.

 

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *