Câmara finaliza apreciação de emendas ao Plano Municipal de Educação

Câmara finaliza apreciação de emendas ao Plano Municipal de Educação
04 mar 2016

A Câmara Municipal de Natal (CMN) finalizou a apreciação das emendas ao Plano Municipal de Educação – PME nesta quinta-feira (3). Das 86 proposições apresentas pelos parlamentares, 34 foram aprovadas pelo plenário, 31 rejeitadas, 16 retiradas e cinco prejudicadas. O Projeto de Lei nº 163/15, que institui o PME, será votado em segunda discussão, com as emendas aprovadas, na sessão ordinária de terça-feira (8).

O texto original do PME foi redigido pelo Executivo, seguindo normas do Plano Nacional de Educação, com metas e estratégias para melhorias na educação pública de Natal em um prazo de dez anos. Fazendo um balanço de todos os encontros que a CMN realizou para discutir a aplicabilidade do Plano, o vereador Júlio Protásio (PSB) destacou a grande contribuição dos parlamentares .

“A construção do Plano Municipal de Educação foi debatido nos fóruns por professores, gestores e técnicos da secretaria. Ao chegar na Câmara, houve avanços, mudança no texto original, de modo a garantir que a educação pública em Natal seja mais fortalecida, dentro das condições que a Prefeitura dispõe”, afirmou.

A vereadora Eleika Bezerra (PSDC), presidente da Comissão de Educação da CMN, também atestou um saldo positivo dos debates. “Houve muitos avanços e algumas frustrações, mas isso faz parte. De um modo geral, o PME é um plano bom, um pouco tímido com relação às metas, mas que vai mudar para melhor a realidade que temos hoje das escolas, alunos e professores”, disse.

Uma das melhorias que foram acrescentadas ao Plano Municipal foi aprovada na sessão de hoje. Diz respeito a emenda de autoria da Comissão de Educação –  assinada por Eleika, Dickson Júnior (PSDB), Amanda Gurgel (PSTU), Ari Gomes (PROS) e Júlia Arruda (PSB) – que assegura auxílio alimentação e transporte aos profissionais de educação, em seus planos de carreira.

“Essa é uma grande conquista. Os professores de Natal têm um salário de início de carreira que não chega ao piso nacional, não recebem nenhum benefício e ainda têm que tirar do próprio bolso o dinheiro para comprar a própria água que bebem nas escolas. Nada mais justo que eles recebam um pouco mais de reconhecimento”, destacou Amanda Gurgel.

Sessão Ordinária 03.03 Fotos Verônica Macedo (2)

Compartilhar

Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *