Câmara tem prazo de cinco sessões para escolher substituto de Cunha para mandato tampão

Câmara tem prazo de cinco sessões para escolher substituto de Cunha para mandato tampão
07 jul 2016

Do Estado de Minas:

Com a renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB) feita na tarde desta quinta-feira o presidente em exercício da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA) terá cinco sessões para realizar nova eleição para o cargo. O prazo, no entanto, só começa a valer a partir do momento em que a carta de renúncia for lida no plenário. O mandato de Cunha na presidência terminaria em fevereiro de 2017. Ele permanece com o mandato de deputado.

Qualquer um dos 513 deputados da Casa pode concorrer ao cargo de presidente pelo mandato tampão. Para eleição em primeiro turno é necessário ter maioria qualificada. Caso isso não ocorre é feita a disputa em segundo turno e o vencedor é escolhido por maioria simples. A eleição é feita por voto eletrônico.

Maranhão, no entanto, não precisa aguardar o prazo de cinco sessões para convocar as eleições. A partir da leitura da carta isso pode ocorrer a qualquer momento.

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), renunciou à presidência da Casa. “Resolvi ceder ao apelos generalizados dos meus apoiadores […] Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará infinitamente”, disse, ao ler sua carta de renúncia em entrevista à imprensa no Salão Nobre da Câmara.

Ao ler a carta, Cunha disse que é alvo de perseguição por ter aceito a denúncia que deu início ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. “Sofri e sofro muitas perseguições em função das pautas adotadas. Estou pagando um alto preço por ter dado início ao impeachment. Não tenho dúvidas, inclusive, de que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo de impeachment da presidenta afastada”, disse.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta