Cartórios eleitorais de Natal bem movimentados no último dia para justificar ausência no segundo turno

27 Dez 2018

O Fórum Eleitoral de Natal  está bem movimentado na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro, último dia para o eleitor justificar ausência na votação do segundo turno, realizada n dia 28 de outubro.

Os  eleitores estão preenchendo formulário oferecido nos cartórios eleitorais e apresentando documento de justificativa que pode ser desde atestado médico, comprovante de viagem ou qualquer outra declaração  que comprove  a ausência na votação. 

No Rio Grande do Norte os cartórios funcionam hoje em regime de plantão até às 13h. Depois desse horário as justificativas podem ser feitas pela internet, por meio do Sistema Justifica, presente na página do Tribunal Regional Eleitoral.

Como justificar

No primeiro caso, o eleitor deve entregar o documento pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, o eleitor deve entregar documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia do primeiro turno da eleição.

Se utilizar o Sistema Justifica, o eleitor deverá preencher um formulário online para informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

Eleitores no exterior 

O eleitor inscrito na Zona Eleitoral do Exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data da eleição ou que não tenha votado, também necessita justificar o não comparecimento às urnas na eleição presidencial.

Já cidadão brasileiro que estiver no exterior no dia do pleito tem até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência no cartório eleitoral ou também pela internet, por meio do Sistema Justifica

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *