CGU promove atividade para conscientizar estudantes sobre importância da fiscalização de recursos públicos

CGU promove atividade para conscientizar estudantes sobre importância da fiscalização de recursos públicos
05 Dez 2018

A Controladoria Geral da União no Rio Grande do Norte vai promover uma atividade com estudantes do ensino médio do IFRN para conscientizá-los sobre a importância de fiscalizar o uso de recursos públicos e denunciar desvios. A atividade acontece na próxima quinta-feira (6), no IFRN de Parnamirim.

A ação faz parte das atividades do Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

“Nosso objetivo é estimular os jovens a fiscalizarem o uso de recursos públicos e exercerem o controle social no seu bairro, na sua comunidade, no seu município. O combate à corrupção é papel de todos”, disse Marcelo Borges, superintendente da CGU no Rio Grande do Norte.

Pelo menos 300 alunos vão participar da ação. Serão duas turmas: uma pela manhã e outra a tarde. Os estudantes terão uma palestra sobre o papel da CGU, ferramentas de fiscalização do uso de recursos públicos e canais de denúncia. Durante a apresentação será exibido um vídeo sobre as diferentes maneiras de explorar e encontrar informações no Portal da Transparência.

“Queremos mostrar que os dados que permitem essa fiscalização estão disponíveis na internet ao alcance de todo e qualquer cidadão”, explicou Marcelo.

O evento também vai falar das ‘várias faces da corrupção’ em uma tentativa de esclarecer aos estudantes que a corrupção não é praticada apenas por políticos ou gestores públicos. O motorista que tenta subornar um guarda de trânsito, a pessoa que falsifica carteirinha de estudante para pagar meia entrada, aquele que fura fila, todos estão praticando corrupção.

“O combate à corrupção começa com nossas atitudes diárias, com os nossos valores pessoais. É muito importante que esses jovens tenham essa consciência”, disse Marcelo.

Ao final, os estudantes participarão de um Quiz com perguntas sobre tudo o que foi discutido no evento e os vencedores receberão brindes.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *