CMN presta homenagem às mulheres lembrando a data

CMN presta homenagem às mulheres lembrando a data
15 Mar 2019

O Dia Intenacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é anualmente reconhecido e comemorado com sessão solene, que homenageia elas em alusão à data. Na noite desta quinta-feira (14), em solenidade, de propositura da vereadora Júlia Arruda (PDT), 21 mulheres receberam a medalha Júlia Alves Barbosa, honraria que recebe o nome da primeira mulher a ocupar um assento na Câmara Municipal de Natal, no ano de 1928. A abertura da cerimônia contou com a apresentação do Coral Municipal Sons da Terra – da Secretaria Municipal de Educação.

A solene reconhece os importantes serviços prestados por estas figuras femininas em diversos setores da sociedade e contou com a presença do prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire, representantes de instituições públicas, de associações e entidades ligadas à causa da Mulher, além de representantes do Poder Judiciário e do Legislativo estadual.

A defesa dos direitos da mulher, o combate ao feminicídio, a instalação de políticas públicas, o empoderamento feminino, foram algumas temáticas do discurso de abertura da vereadora Júlia Arruda, esta lembrou que hoje completa um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco –  militante dos direitos humanos. “Não poderia haver data mais simbólica para realizarmos a nossa tradicional solenidade em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Uma noite em que, mais do que celebrar, fazemos um ato de resistência, reafirmando nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, por mais representatividade nos espaços de poder, igualdade de oportunidades, inserção no mercado de trabalho, valorização salarial, combate ao assédio, à violência e enfrentamento ao feminicídio”, disse.

A desembargadora Zeneide Bezerra enfatizou que as mulheres estão se destacando em todos os segmentos, e a educação é um fator primordial. “Fico honrada e sensibilizada, recebo essa homenagem inesperada em nome de todas as mulheres e, principalmente, em nome daquelas que não tiveram a oportunidade que eu tive de vencer. Nós mulheres estamos a cada dia buscando mais espaços e temos muito a trilhar”, disse a agraciada.

A idealizadora da sessão solene ainda destacou em seu discurso que a solenidade também marca ainda a abertura em 2019 das atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que neste ano a parlamentar assume a coordenação. “É mais um desafio que encaramos com seriedade e com a certeza de que muito podemos contribuir, pautando a agenda da Câmara Municipal, debatendo políticas públicas, propondo projetos de lei e articulando a rede de proteção à mulher no nosso Município. Nossa Frente é construída a muitas mãos, com participação de todas as vereadoras, de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada”.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *