Comissão dos Direitos Humanos vistoria serviços do Hospital João Machado

Comissão dos Direitos Humanos vistoria serviços do Hospital João Machado
11 Ago 2019

Os vereadores da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal realizaram nesta sexta-feira (9) uma visita às dependências do Hospital Psiquiátrico João Machado, gerido pelo Governo do Estado. Outras visitas serão realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), a fim de oferecer contribuições para aprimorar o serviço público psiquiátrico e dialogar a integração entre município e estado.

“Precisamos pensar no fortalecimento da rede. Por isso estamos realizando essas visitas técnicas para conhecer as estruturas e fragilidades do serviço, nos colocando à disposição para melhorar o trabalho”, explica a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão. O Hospital João Machado possui 131 leitos de internação, 35 de observação e mais 40 de retaguarda do Hospital Walfredo Gurgel. Além disso, aguarda a implantação de 20 leitos de UTI.

A diretora geral da unidade, Leidiane Queiroz, disse que a principal dificuldade é na deficiência de recursos humanos e materiais, problema comum na rede pública de saúde. “O Hospital tem muito potencial, pela localização, histórico de atendimento e espaço físico. Não tem como pensar saúde mental sem pensar em direitos humanos e os vereadores podem contribuir no diálogo com Natal, com quem já temos uma relação estreita, para fortalecer serviços de atenção básica e de referência em saúde mental do município porque com esses serviços fortes e atuantes, as dificuldades do Hospital João machado se tornam menores”, explica a diretora.

Apesar do prédio da unidade hospitalar ter mais de seis décadas e nunca ter passado por uma grande reforma,  a vereadora Eleika Bezerra (PSL) também reconheceu o potencial físico da unidade. “Temos aqui um potencial de espaço maravilhoso que, claro, precisa que seja feita a manutenção constante. Mas também é preciso definir, especialmente para a população, o que é oferecido e em quais situações deve-se procurar o hospital e quando a saúde básica pode contribuir”, sugere a parlamentar.

O vereador Maurício Gurgel (PSOL), que também acompanhou a visita, ressaltou que a Câmara Municipal está cumprindo o seu papel não apenas de fiscalizar, mas também de oferecer sua contribuição para a melhoria dos serviços. “Viemos verificar as condições do hospital porque é importante esse contato in loco para elaborar relatório acionando outros órgãos a fim de melhorar os serviços oferecidos”, destacou.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *