Deputado Galeno cobra da Caern a retomada do abastecimento por carros-pipa no Oeste

Deputado Galeno cobra da Caern a retomada do abastecimento por carros-pipa no Oeste
14 nov 2019

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) cobrou da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern, na sessão desta quarta-feira (13), a retomada do programa de abastecimento por meio de carros-pipa em municípios em colapso por causa da seca no interior do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que já pediu providências à Companhia e à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, mas não obteve resposta ao pleito.

“Até janeiro treze carros-pipa faziam o abastecimento em São Miguel, mas de 17 de janeiro para cá não existe mais isso”, criticou Galeno, referindo-se ao município de São Miguel na região Oeste. Ele afirmou que a Caern havia garantido o abastecimento através do Açude Bonito, mas depois a própria Companhia confirmou o que ele havia dito, que o reservatório não tinha água suficiente para a distribuição.

“O presidente da Caern disse aqui que a Companhia tem R$ 50 milhões, mas diz que não tem obrigação de abastecer municípios em colapso”, disse Galeno, ressaltando que o problema acontece em vários municípios do Alto e Médio Oeste potiguar, que ele visitou nos últimos cinco dias. “O presidente da Caern disse em uma entrevista que os deputados estavam com picuinha querendo travar projetos do Governo do Estado”, criticou Galeno, reforçando o discurso de oposição.

Em aparte o deputado José Dias (PSDB) disse que tem respeito pelo presidente da Caern, Roberto Linhares, a quem o tem como um “homem sério”, mas não pode admitir que ele trate a Caern como uma instituição financeira, referindo-se ao projeto do Governo de transferir recursos da Companhia para garantir obras do Estado. “A função da Caern é captar e distribuir água e não emprestar dinheiro”, disse José Dias.

O deputado Raimundo Fernandes (PSDB) também aparteou Galeno e se propôs a acompanhar o parlamentar a uma audiência na Caern para tratar do abastecimento do município de São Miguel. O deputado Galeno Torquato reafirmou que já foi à Companhia.

Compartilhar

Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *