Deputado Rafael Motta apresenta projeto que institui educação financeira na educação básica

Deputado Rafael Motta apresenta projeto que institui educação financeira na educação básica
16 nov 2015

O deputado federal Rafael Motta (PROS) apresentou na última semana, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº. 3590/2015, que torna obrigatório o estudo da educação financeira no ensino fundamental e médio. A proposta de autoria do parlamentar, altera o art. 26 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional.

De acordo com o projeto, o art. 26 deve passar a ter em sua redação a educação financeira como conteúdo obrigatório da disciplina de matemática. “A Educação Financeira possibilita que os cidadãos melhorem a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Sabe-se que com informação e orientação, é possível adquirir consciência sobre oportunidades e riscos, para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração dos próprios recursos”, explicou o deputado Rafael Motta.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no ano de 2014, oito em cada dez brasileiros não possui controle total sobre as suas despesas pessoais. Ainda segundo os dados da mesma pesquisa, somente 18% dos entrevistados têm conhecimento total sobre o quanto possuem de renda e de gastos. A maioria (71%) tem apenas conhecimento parcial a respeito das suas próprias finanças e outros 10% declararam ter baixo ou nenhum conhecimento.

Como resultado, quase metade da renda das famílias brasileiras comprometida com dívidas. De acordo com informações do Banco Central, o endividamento das famílias no país chegou a 46,3% em abril de 2015, o maior percentual em dez anos.

rafael motta
Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta