Deputado Souza sugere plano diretor de transporte para São Gonçalo do Amarante

Deputado Souza sugere plano diretor de transporte para São Gonçalo do Amarante
11 Out 2019

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (10), no município de São Gonçalo do Amarante, para debater a situação do sistema de transporte público de passageiros do município. O evento proposto pelo deputado Souza foi realizado na Igreja de Cristo no Brasil, no bairro Jardim Petrópolis. 

O objetivo foi debater e propor soluções para os problemas do transporte interbairros, intermunicipal, bilhetagem única e estação de transferência do transporte público do município. Participaram da audiência representantes do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela regulamentação e fiscalização dos transportes intermunicipais, representantes da Secretaria de Mobilidade do Município, a Associação Amigos do Bairro Jardins (ABJ), além de moradores, parlamentares e os representantes da Cooperativa de Transportes (Cooptagran).

O evento foi proposto pelo deputado após críticas, por parte da população, sobre as condições do transporte púbico na região. De acordo com  a ABJ, a comunidade é uma das maiores do município de São Gonçalo, com mais de 35 mil habitantes, e segundo moradores, o transporte interbairros e intermunicipal não atende boa parte da localidade, fazendo com que moradores, de pelo menos 18 loteamentos, tenham que percorrer grandes distâncias a pé, além de enfrentar veículos lotados e em péssimo estado de conservação.

Souza fez um histórico sobre a problemática do transporte público na localidade, lamentou a ausência da Oceano, empresa que opera o sistema intermunicipal no bairro, lamentou a falta de resolução das ações judiciais referentes ao problema do transporte público e sugeriu ações para melhorar o sistema.

“Desde 2009 existe uma ação civil, mas até agora não há um desfecho e por isso propomos essa audiência. É necessário que o sistema cumpra os horários, é preciso ampliar a rota para Natal até Mirassol e substituir micro-ônibus por ônibus. Todos esses problemas causaram a ação, mas eles persistem. Há propostas para criação de novas linhas. Essa discussão é pertinente e deve fazer parte de um plano diretor de transporte, uma vez que, é por meio do sistema que as pessoas vão trabalhar, vão para a escola e disponibilizam de mobilidade para tudo. Além do mais, é obrigação do poder público fiscalizar e padronizar”, argumentou o deputado.

Jacó Jacome, representante do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo, explicou sobre o processo de ampliação de rotas e implantação da bilhetagem eletrônica. “A determinação da prefeitura é entrar na bilhetagem eletrônica. A partir dessa bilhetagem vamos conseguir fazer a integração, pois as linhas serão conjuntas. Pessoas de bairros mais distantes vão conseguir pagar apenas uma passagem para chegar no Centro. Com a nova bilhetagem haverá a integração para o usuário poder fazer uma rota completa pagando apenas uma passagem. Também estamos, mesmo com atendimento parcial, chegando à regiões mais distantes, como por exemplo para o jardim botânico”, explicou Jacó Jácome.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *