DER-RN realiza obra de conservação no acesso ao açude público de Pau dos Ferros

DER-RN realiza obra de conservação no acesso ao açude público de Pau dos Ferros
13 mar 2020

As fortes chuvas caídas no Rio Grande do Norte têm elevado o volume dos reservatórios e feito até mesmo alguns transbordarem – para a alegria da população, que costuma prestigiar o espetáculo da natureza de perto, principalmente após longos períodos sem chuva. Em Pau dos Ferros, o Açude Público Dr. Pedro Diógenes Fernandes tem recebido bastante água. E para garantir segurança e mobilidade a quem circula por lá, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) está realizando a recuperação do acesso à ‘parede do açude’, dentro do programa da Operação Tapa Buracos.

A obra atende um pedido da governadora Fátima Bezerra, que determinou a conclusão rápida da obra, atendendo pedido dos moradores da região, quando esteve na 4ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti), naquele município. O acesso ao açude é pela BR-405, em um trecho de 1,5 Km, que também passará por obras logo após o atual momento de chuvas.

De acordo com o diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, que esteve fiscalizando a obra na última quinta-feira, 12, o serviço de conservação da parede do açude deve ser concluído em até três semanas. Além de tapar os buracos, será realizada a a recuperação asfáltica, limpeza do sistema de drenagem, pintura do meio-fio e roçada do mato. O custo será de R$ 150 mil, como adianta Manoel Marques. “Inicialmente, realizaremos esses serviços. Mas serão alocados recursos para restaurar todo o trecho da BR-405 até a barragem, que, vale ressaltar, não oferece nenhum risco.”

O Açude Público Dr. Pedro Diógenes Fernandes é o sétimo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 54,846 milhões de metros cúbicos de água. Foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), entre os anos de 1965 a 1967, ano de sua inauguração.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta