Edson Fachin é o novo relator da Lava-Jato por sorteio do STF

Foto: Jose Cruz/Agencia Brasil

Brasilia – DF, Brasil – Ministro do STF, Edson Fachin, convocou nesta terca-feira (19) uma audiencia com governadores para discutir a divida dos estados, e a mudanca na formula de cobranca da taxa de juros.
02 fev 2017

Do Estado de Minas:

O ministro Edson Fachin é o novo relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal. O sorteio realizado na manhã desta quinta-feira distribuiu para ele o Inquérito 4112, principal da operação, e com ele irão os demais que compõe a investigação.

O sorteio foi realizado eletronicamente. Fachin foi transferido para a segunda turma do STF, conforme publicação nesta quinta-feira no Diário Oficial, o que permitiu a ele participar da escolha.

Inicialmente, a escolha ocorreria nesta quarta-feira mas o processo teve de ser adiado justamente para permitir a tranferência de Fachin para a segunda turma.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu fazer o sorteio entre os integrantes do grupo do qual fazia parte o ministro Teori Zavascki, antigo relator que morreu em um desastre aéreo. Além de Fachin, participaram do sorteio eletrônico Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Nos bastidores, Fachin era o nome preferido pelo Ministério Público.

Quebra de sigilo

Como novo relator, Fachin ficará com a responsabilidade sobre decisões como o fim do sigilo das delações premiadas e outras medidas judiciais, como pedidos de prisão e diligências. A ministra Cármen Lúcia homologou as colaborações no último dia de plantão judiciário mas manteve o segredo dos processo. Não houve pedido oficial do Ministério Público no documento que pediu urgência nas homologações.

Fachin também decidirá sobre o recebimento de novos pedidos de investigação contra políticos que devem ser feitos pela Procuradoria-Geral da República com base nas delações dos 77 ex-executivos da Odebrecth.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta