Gabinete de Gestão Integrada Estadual discute planejamento operacional da Festa de Sant’ana de Caicó

Gabinete de Gestão Integrada Estadual discute planejamento operacional da Festa de Sant’ana de Caicó
06 jul 2016

Representantes do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) e da Prefeitura de Caicó estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (6), na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em Natal, para discutir o planejamento operacional a ser executado durante a Festa de Sant´Ana que acontece no período de 21 a 31 de julho. Ao todo mais de 1060 agentes de segurança pública estarão atuando diariamente no evento.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) atuará com reforço policial prevenindo e reprimindo a prática de crimes diversos, menores de idade conduzindo veículos automotores, a prostituição e exploração de crianças e adolescentes e ações de vandalismo praticadas por agentes infratores. Diversas unidades da PMRN como Grupo de Patrulhamento, Radiopatrulha, Trânsito, Ambiental, e o Tático Operacional atuarão integrados distribuídos em pontos estratégicos da Festa de Sant´Ana. O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) estará com barreiras orientando e fiscalizando o fluxo de veículos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) intensificará as ações da Lei Seca, fiscalizando veículos e condutores neste período, com foco no uso de bebidas alcoólicas por condutores e utilização de capacetes e cinto de segurança.

A Polícia Civil contará uma delegacia móvel com equipe completa para atuar como suporte às operações desenvolvidas pela Polícia Militar e Detran. Além disso, a Delegacia de Plantão de Caicó contará com um reforço extra de escrivães e agentes a fim de garantir um atendimento rápido nas ações de flagrantes e investigações. O Instituto Técnico de Perícia (Itep) também garantirá a presença de médicos legistas durante todos os dias da festa.

O Corpo de Bombeiros atuará realizando atividades preventivas nos aspectos relacionados à prevenção contra incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar e controle de pânico, com o emprego de pessoal e equipamentos especializados. Além do efetivo normal, empregado rotineiramente na cidade, o CBMRN disponibilizará mais 20 militares extras para os dias do evento.

Seis viaturas operacionais e administrativas serão utilizadas especialmente nas festividades, entre elas o Caminhão Auto Bomba Tanque com capacidade para 4.500 litros de água e um Marruá com capacidade para 500 litros de água. Um serviço de plantão com profissionais da área técnica de engenharia ficará a disposição do evento.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) estará com um Centro de Comando e Controle Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que servirá como ponto central para todas as demais instituições. Sistema de videomonitoramento com 16 câmeras e comunicação digital serão empregados para colaborar com as ações policiais locais, facilitando a comunicação entre os operadores. A estrutura disponibilizada pelo Ciosp para Festa de Sant´Ana em Caicó será semelhante a utilizada nas festividades do Mossoró Cidade Junina, Festa de Sant´Ana de Currais Novos e na Copa do Mundo.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta