Governo cede terrenos às prefeituras de Mossoró e Natal para abrigar unidades de saúde

05 jun 2020

A promoção e proteção à saúde dos potiguares é uma preocupação constante do Governo do Rio Grande do Norte. Uma das iniciativas nesse sentido é a concessão de terrenos de propriedade do poder Executivo estadual para as prefeituras abrigarem unidades de saúde municipais, visando ampliar a rede hospitalar no combate à pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (3), o Conselho de Gerenciamento de Patrimônio do Governo do Estado aprovou a cessão de uso do imóvel localizado na Rua Francisco Sólon, no bairro de Boavista, em Mossoró, para instalação do Hospital Municipal São Camilo de Lellis, único de internação Psiquiátrica da região. 

Para a governadora Fátima Bezerra, o momento atual é de fortalecimento da saúde pública. “Por meio da cessão dos terrenos, o Estado está prestando a colaboração para o atendimento dos serviços de saúde, que mais do que nunca são considerados de extrema importância para o povo potiguar. As unidades de saúde instaladas nesses locais vão proporcionar mais qualidade no atendimento dos pacientes”, enfatizou. 

A secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, reconheceu a ação: “Agradecemos ao Governo do Estado por esse gesto no qual a governadora se mostrou sensível a esse pleito municipal. Agora é dar andamento aos trâmites legais e já começar a desenhar um projeto para irmos buscar os recursos para construção do novo espaço do São Camilo”.

O Hospital São Camilo de Lellis atende pacientes psiquiátricos de Mossoró e cerca de 66 municípios circunvizinhos. A unidade, que atualmente funciona em prédio alugado, possui atualmente 70 leitos que acolhem homens, mulheres e, em alguns casos, adolescentes que possuem transtornos mentais e que, em momentos de exacerbação do quadro clínico, podem necessitar de internação. 

Segundo a Prefeitura de Mossoró, o atual prédio alugado apresenta comprometimento na sua estrutura física, o que implica em riscos não só para os usuários como também para os servidores da unidade hospitalar. No novo endereço, cedido pelo Governo do RN, que possui uma área total de 4.161,60m², não só a cidade, mas toda a região do Alto Oeste vai ganhar um espaço acolhedor com assistência integral aos pacientes. 

De acordo com o termo de cessão de uso do imóvel, celebrado nesta semana entre o Estado, por meio do órgão proprietário do prédio, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), e o Município de Mossoró, fica estabelecido a destinação do local para a abrigar o Hospital São Camilo de Lellis, com fins à promoção e manutenção da saúde, em especial a internação de pacientes psiquiátricos, bem como ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

O município também fica responsável pelas adequações e construções necessárias, além da manutenção da unidade. A cessão do uso terá prazo de cinco anos, contados a partir da assinatura do termo.

Natal

Na capital, o Executivo estadual firmou com a Prefeitura, em 28 de junho do ano passado, com validade de 10 anos, um termo de cessão para construção de uma unidade básica de saúde (UBS) no bairro de Dix-Sept Rosado, onde funcionava o Hospital Sandra Celeste. Quase um ano após a publicação da cessão, no último dia 02 de junho, foi autorizada a construção da obra pela Prefeitura da capital. 

Segundo divulgação da Prefeitura, a UBS terá dois pavimentos com área total construída de 548,21m² e contará com quatro consultórios médicos, quatro consultórios de enfermagem, consultório odontológico com quatro cadeiras, sala de curativo, sala de procedimento, sala de observação, sala de reunião/multiuso, sala de vacina, farmácia e banheiros acessíveis. O prazo para a conclusão da obra, de acordo com o poder municipal, será de oito meses.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Comentários

  1. Parabéns pelas ações, Governadora do povo, Fátima Bezerra​
    #Somos70porcento

Comentários estão fechados.