Mais de 24 mil brasileiros interessados em entrar na política em 2020

Mais de 24 mil brasileiros interessados em entrar na política em 2020
06 Mai 2019

O novo programa de capacitação política do RenovaBR já atraiu mais de 24 mil pessoas de todos os estados do Brasil. O número de interessados é seis vezes maior que o registrado no primeiro processo seletivo do instituto. Na ocasião, em 2018, mais de 4 mil pessoas se inscreveram e 133 foram selecionadas.

As inscrições do RenovaBR Cidades – novo curso com foco nas eleições municipais – vão até o dia 15/05. Por enquanto, os inscritos vêm de 1.852 cidades, quase um terço dos municípios do país, incluindo todas as capitais. A pluralidade política, um dos pilares da iniciativa, está evidenciada no fato de que há candidatos de todos os 35 partidos brasileiros. Apesar disso, 60% dos inscritos ainda não se filiaram a nenhuma legenda.

Processo Seletivo

As aulas vão servir tanto para quem quer se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. O candidato será avaliado pelo currículo e histórico de atuação política e terá que responder a três testes online – atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico. Um vídeo sobre as realizações e motivações para entrar na política também é pré-requisito. Ser ficha limpa é uma exigência do RenovaBR e os antecedentes criminais serão checados pela banca avaliadora. Os interessados poderão passar ainda por eventuais entrevistas.

Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, o instituto optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. O conteúdo será diversificado e a carga horária total será de 96 horas – 24 horas de exercícios e atividades eletivas.

Os selecionados vão estudar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, a comunicação política e aos desafios dos municípios. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, ocupação do solo, entre outras.

“Elaboramos um modelo de formação que permite a capacitação de cidadãos de todas as regiões do país. Vamos selecionar pessoas comprometidas, ficha limpa e que acreditem que existe uma nova forma de fazer política. O RenovaBR preza pela diversidade. Não importa a orientação partidária do candidato, o que é relevante é a atuação em alto nível, a capacidade de diálogo e o compromisso com o dinheiro público.” Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR

Assim como na seleção de lideranças de 2018, o RenovaBR continua incentivando as diversidades de gênero e racial e assegura recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência, tanto no processo seletivo como no curso de formação. Em 2018 as mulheres selecionadas representaram 28% dos inscritos e o índice de negros, pardos e indígenas foi de 32%. O instituto busca ainda um equilíbrio geográfico.

Para se inscrever o candidato selecionado terá que investir um valor simbólico de R$ 200,00 que será integralmente devolvido na conclusão do curso. Para isso será necessário assistir a todas as aulas, concluir 100% dos exercícios e entregar o trabalho final. Como as vagas são limitadas, a intenção é fortalecer o vínculo dos alunos com o programa apostando em uma corresponsabilidade. Quem não puder arcar com o custo terá isenção, caso apresente uma justificativa.

A primeira parte do ciclo de formação será neste ano e somente os alunos que se destacarem, a partir de avaliações, vão continuar na capacitação política do RenovaBR em 2020. Este segundo módulo será presencial e mais aprofundado. No primeiro ciclo de formação, no RenovaBR Cidades, até 500 candidatos serão selecionados e na segunda etapa até 200 candidatos serão escolhidos.

No ano passado nossa primeira turma formou 133 lideranças, teve 17 eleitos e recebeu mais de 4,5 milhões de votos. Agora a meta é triplicar o número de lideranças formadas.

Inscrições:

As inscrições do RenovaBR Cidades vão até o dia 15/05 e devem ser realizadas pelo site: https://renovabr.org/. O resultado do processo seletivo será divulgado em julho. As aulas da primeira fase do curso vão começar em agosto de 2019 e terão quatro meses de duração.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *