Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral do Ceará

Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral do Ceará
31 dez 2019

Do jornal O Povo:

Novos vestígios de óleo foram encontrados no Litoral Oeste do Ceará. Manchas apareceram novamente nas praias de Apiques, no município de Itapipoca, distante 139,9 quilômetros de Fortaleza, em Caetanos de Cima e em Caetanos de Baixo, na cidade de Amontada, a 174,4 km da Capital. Evento extremo de ressaca no fundo do oceano pode ter influenciado a chegada de mais petróleo na costa.

A Marinha do Brasil enviou dois agentes de inspeção naval às praias de Amontada para retirada do material. Populares realizaram mutirão de limpeza na tarde desta segunda-feira, 30. De acordo com uma pessoa da comunidade, que, por questão de segurança pediu pra não ser identificada, pelo menos 40 quilos de resíduos foram retirados da faixa de areia. Esta é a segunda aparição de óleo na região. Na primeira, cinco quilos foram recolhidos.

“O pessoal que trabalha com turismo em Icaraí de Amontada está querendo abafar o caso. Estão fazendo certa pressão nas pessoas que estão postando nas redes. Rapidamente mobilizaram as equipes para fazer a limpeza para que turismo não fosse atingido” relata a fonte após pedir anonimato.

De acordo com relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), referente às localidades atingidas, na última semana, entre 21 a 27 de dezembro, pelo menos três praias do litoral cearense estão até 10% contaminadas com o óleo. A Praia do Futuro, em Fortaleza, o Pontal de Maceió, em Fortim, e a praia de Lagoinha, em Paraipaba.

Compartilhar

Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *