Meirelles diz que crescimento potencial do Brasil atualmente é de 2,5%

Foto: ebc
20 Abr 2017

Da Agência Estado:

O crescimento potencial do Brasil hoje é de 2,5%, mas com a aprovação de reformas estruturais como a da Previdência Social e trabalhista, o País pode ter ritmo maior de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), de forma sustentável, que pode ser superior à média de 3,3% ao ano registrada nas duas últimas décadas, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “O ritmo de alta do PIB no começo de 2018 será acima de 3%, em termos anualizados”, comentou. Em apresentação no Atlantic Council em Washington, o ministro mostrou um slide no qual apontava que o potencial do PIB é de 2,5% em 2018 e 2019 e de 2,6% em 2020.

“Nossa projeção para o PIB neste ano é de expansão de 0,5%”, apontou Meirelles, destacando que o nível de atividade neste começo de ano está sendo afetado pelo carregamento estatístico surgido de queda do PIB de 3,6% em 2016. “É um momento importante para o Brasil, que está saindo da maior recessão da história. Mas da crise também surgem oportunidades”, disse Meirelles.

Reformas

Meirelles comentou que o Brasil está em pleno processo de reforma da Previdência Social, com a proposta enviada ao Congresso que deve ser votada em 10 dias pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. “Estamos confiantes sobre a atuação do Congresso a favor da reforma da Previdência”, comentou o ministro.

Meirelles destacou que agora no Brasil ocorre um processo positivo de debate sobre as questões envolvendo a reforma da Previdência Social. “E isso é positivo e democrático”, apontou. Ele destacou que em outros países tal mudança estrutural é complexa, citando o caso da Suécia.

Segundo o ministro, a versão do relator para a proposta do governo da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), indica que representa 75% do benefício fiscal em dez anos ante a proposta original. “A proposta da reforma na atual condição atende nossas expectativas e projeções”, disse.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *