Modelo Distritão tem grandes chances de passar na Câmara

Modelo Distritão tem grandes chances de passar na Câmara
11 Ago 2017

Blog do Kennedy

São altas as chances de aprovação do “Distritão” no plenário da Câmara na semana que vem. Essa nova regra eleitoral para eleger deputados e vereadores é uma forma de a atual classe política resistir aos efeitos da Lava Jato.

A ideia ganhou força porque vem acompanhada de um novo fundão eleitoral de R$ 3,6 bilhões. Ou seja, os grandes partidos terão o controle do dinheiro e das candidaturas.

O “Distritão” seria implantado como uma regra de transição. Valeria para 2018 e 2020, preparando o terreno para a adoção do parlamentarismo em 2022, com voto distrital misto.

Se não houver reação da opinião pública para impedir a aprovação do “Distritão”, o Brasil terá em breve um sistema eleitoral parecido com o do Afeganistão.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM – Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *