MPF se reúne com comunidade cigana de Equador/RN

MPF se reúne com comunidade cigana de Equador/RN
31 mar 2016

O procurador da República Bruno Lamenha se reuniu, no último dia 30, com integrantes da comunidade cigana da etnia Calon, no Município de Equador, a 280 quilômetros de Natal. Parte da visita foi acompanhada pela prefeita Noeide Sabino e integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os ciganos, 18 famílias ao todo, deixaram a vida nômade e vivem na cidade de Equador, em sua maioria na Rua Joaquim Pedro, em residências pequenas que comportam famílias numerosas. Representantes da comunidade alegam que o dialeto e os costumes ciganos vêm sendo preservados, apesar de viverem na área urbana e dos preconceitos que sofrem.

Dentre os problemas enfrentados estão a falta de infraestrutura das moradias, o desemprego e o fato de grande parcela das famílias dependerem de auxílios como o Bolsa Família e ajuda da Prefeitura local. Parte dos adultos sabe escrever apenas o próprio nome e muitos temem expor sua cultura em ambientes públicos, por medo de discriminação.

Essa discriminação não se resumiria a “olhares tortos” do restante da população. Segundo eles, os ciganos são preteridos em vagas de empregos, pois sofrem com a desconfiança dos demais, que desconhecem seus costumes e tradições. Até mesmo nas unidades de saúde o preconceito estaria fazendo com que fossem atendidos com menos celeridade.

 

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta