Município apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal

Município apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal
16 fev 2016

A Prefeitura do Natal realizou ontem a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana, que é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme estabelece a lei federal 12.587/2012. O prefeito Carlos Eduardo comandou a solenidade, realizada no Parque da Cidade. De acordo com a gerente da TecTran, Mariana Moura, consultora do projeto, o foco do plano é o transporte de pedestre, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A expectativa do Executivo Municipal é contar com a participação popular em todas as etapas da construção do documento que vai direcionar as ações de mobilidade da cidade, o que será possível com as audiências públicas que serão promovidas nas quatro regiões da cidade, a partir desta terça-feira (16).

Ainda segundo a gerente da TecTran – consultoria de transporte -, o Plano de Mobilidade Urbana de Natal será realizado em várias etapas. A primeira delas, que já vem sendo executada, é o Planejamento Executivo e Levantamento de Dados. “Teremos também a etapa de Diagnóstico e Tendências; Plano de Gestão da Demanda, por exemplo, o que precisa ser feito para que as pessoas possam dar preferência ao transporte coletivo, a pé ou de bicileta, ao invés do transporte individual. Tudo isso será feito com a participação dos moradores, das associações comunitárias que poderão apresentar sugestões para ajudar na proposta final que fixará as regras e as metas para garantir o aperfeiçoamento da mobilidade urbana em Natal”, disse Mariana Moura.

O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, ressaltou a importância da população na construção do PlanMob. “Esse é um momento histórico onde construiremos juntos com a sociedade uma Natal melhor no que diz respeito à mobilidade urbana”, disse Walter Pedro.

Foto_Marco Polo (23)

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta