Novo curso de política do RenovaBR vai formar dez vezes mais alunos

Novo curso de política do RenovaBR vai formar dez vezes mais alunos
14 Ago 2019

Depois de formar no ano passado 133 cidadãos comuns, dos quais 17 se elegeram parlamentares, o RenovaBR selecionou 1,4 mil pessoas para sua segunda turma, que iniciou a formação política neste mês de agosto. Os novos alunos pretendem concorrer às Câmaras Municipais e às Prefeituras e nunca ocuparam cargos eletivos. O número de matriculados é dez vezes maior que o registrado no primeiro programa de formação, realizado em 2018.

Os novos alunos foram selecionados entre mais de 31 mil inscritos no processo seletivo. Eles representam 445 cidades, onde vivem mais da metade do eleitorado brasileiro, e há matriculados em todas as capitais.

Além da diversidade regional, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados.

“O importante é ter um grupo que, apesar das diferenças, entenda que estamos juntos em um processo de melhoria do nossos país. Um grupo que tenha em comum a defesa da ética e da vontade de servir.”

Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR

As diversidades de gênero e racial, incentivadas pelo instituto, foram contempladas no RenovaBR Cidades. Ao todo, foram selecionadas 433 mulheres, o que representa 31% dos alunos. Em mais da metade das capitais o índice de alunas passa de 30%. Em sete delas o percentual é superior a 40%. Já em Florianópolis, Goiânia e João Pessoa a representatividade feminina é ainda mais relevante, com percentual superior a 50%.

Alunos que se declararam pretos, pardos ou indígenas representam 39% dos selecionados. Em mais da metade das capitais os índices ultrapassam 50%. Formada pela escola de capacitação política, no ano passado Joenia Wapichana foi a primeira indígena eleita deputada federal. Para este novo ciclo, cinco indígenas estão matriculados e assistindo às aulas do RenovaBR Cidades.

Os selecionados com idade entre 25 e 39 anos são maioria no curso – representam 62% dos alunos. Em seguida aparecem as faixas etárias de 40 a 59 anos, com 23% dos matriculados e 14% são jovens que têm entre 17 e 24 anos. Doze selecionados têm mais de 60 anos.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *