Oficinas do Plano Diretor de Natal serão retomadas na próxima semana

Oficinas do Plano Diretor de Natal serão retomadas na próxima semana
16 Ago 2019

As oficinas de capacitação do Plano Diretor de Natal (PDN) serão retomadas nos dias 21, 22 e 23 de agosto, com Grupos de Trabalho (GTs). Os trabalhos serão conduzidos pela Coordenação Técnica do PDN, composta pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). As reuniões serão realizadas no auditório da Faculdade Estácio, situada na Avenida Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim, das 8 às 13 horas.

Ela serão realizadas por Grupo temático. Iniciando no dia 21 de agosto com os integrantes do GT I – Macrozoneamento e Ocupação do Solo; no dia 22, será com o GT II – Áreas Especiais, e no dia 23, com os participantes do GT III – Sistema de Planejamento, Gestão e Fundos de Desenvolvimento Urbano.

Na oportunidade, serão realizadas apresentações dos Regimentos das oficinas e dos GTS, que foram aprovados pelo Núcleo Gestor, composto pelos membros do Conselho da Cidade (Concidade). Também será apresentado o material da Oficina da Zona Leste, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto. Definição da equipe de apoio para ajudar na condução das oficinas, de acordo com os subtemas.

Os chamados GTs foram formados em maio deste ano, o que permite a participação de forma mais direta da população. São compostos por representantes de todas as secretarias municipais e instituições, além de membros da sociedade em geral, inscritos por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do PDN.

Mais de 500 pessoas se inscreveram e serão treinadas pela equipe técnica da Semurb, que atuarão como facilitadores do processo de revisão do PDN. Outro papel importante a ser desempenhado pelos membros dos GTS será na quarta etapa do processo, que consiste na Conferência para votação da minuta do projeto de lei, já que eles serão os únicos que estarão aptos para concorrer como delegados.

Pelo cronograma, após a capacitação dos Grupos de Trabalho (GTS), a primeira Oficina será no dia 27 de agosto, com representantes de Movimentos Populares e OnGs. Abrindo a série das Regiões Administrativas, a zona Leste será nos dias 30 e 31 de agosto, a zona Sul nos dias 6 e 7 de setembro, a zona Oeste nos dias 13 e 14 de setembro, e retornam à zona Norte nos dias 20 e 21 de setembro.

Os trabalhos continuam com as reuniões por segmentos, nos dias 3, 10 e 17 de setembro, com a Câmara Municipal, entidades e instituições do segmento empresarial, instituições de ensino e pesquisa, Ministério Público e IPHAN, entidades profissionais, instituições, SPU e Idema.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *