Prefeitura fará testagem rápida em pessoas acima dos 60 com sintomas

Prefeitura fará testagem rápida em pessoas acima dos 60 com sintomas
16 jun 2020

A Prefeitura do Natal inicia, nesta terça-feira (16), a realização de testes rápidos para a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, grupo que representa 80% dos óbitos registrados em Natal. A testagem será realizada em esquema drive thru na Arena das Dunas, das 8h às 17h. O acesso dos carros será pelo Portão P1. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem exames os idosos que estejam há sete dias com sintomas leves e moderados da doença (febre, tosse, dor de cabeça, por exemplo).

“As pessoas que testarem positivo, serão encaminhadas para uma das 11 Unidades de Saúde da Prefeitura, que são referências para a Covid19, a fim de serem atendidas por profissional médico, que definirá a estratégia de tratamento a seguir. Essas unidades estão equipadas e preparadas para atender os pacientes, que receberão toda a orientação necessária. O município já tem um protocolo definido, com base no que foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Enfatizamos, contudo, que a decisão sobre o uso dos medicamentos a serem prescritos é exclusiva de cada profissional”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. Após o teste, a pessoa poderá esperar o resultado no local, o que leva cerca de 20 a 30 minutos, ou acessar o resultado pela internet com a senha que será fornecida na hora.

MAIS

Uma outra frente de testagem da Covid-19 está sendo feita com os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Natal.  A Prefeitura adquiriu testes rápidos e os profissionais da saúde do município já estão sendo testados. A testagem identifica o IgM e IgG, que são imunoglobulinas que estão relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao Coronavírus, identificando quem já teve ou está com a doença.  A Prefeitura também está realizando a testagem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e com os moradores de rua assistidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas).

O prefeito Álvaro Dias aproveitou a coletiva para fazer um balanço das ações realizadas pela Prefeitura do Natal para combater o Coronavírus. “Além do Hospital de Campanha de Natal, com 120 leitos, ampliamos o horário de atendimento de dez unidades de saúde, acolhemos em nossos abrigos mais de 180 pessoas em situação de rua, convocamos profissionais da saúde para aumentar o nosso quadro de funcionários, distribuímos máscaras de proteção para a população, sem contar a higienização diária do transporte público e ônibus da cidade e a distribuição de cestas básicas para os alunos da rede municipal em substituição à merenda escolar”, disse Álvaro Dias.

UNIDADES DE SAÚDE COM HORÁRIO ESTENDIDO

Desde o dia 16 de abril, a Secretaria de Saúde de Natal estendeu o horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para auxiliar ao combate e proliferação do Covid-19 (Coronavírus) na capital. O atendimento estendido funciona de segunda à sexta, sempre até às 19h ou 20h, dependendo da unidade de saúde. A Unidade de Saúde Pedra do Sino, na zona Norte, apesar de não funcionar em horário estendido, também é referência para o atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.