Presidente do TJ defende fechamento dos maiores reservatórios e uso da água apenas para consumo humano e de rebanho

Presidente do TJ defende fechamento dos maiores reservatórios e uso da água apenas para consumo humano e de rebanho
16 nov 2015

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio Santos defendeu o fechamento das comportas dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte para assegurar o abastecimento da população e rebanhos das regiões atingidas pela seca. A proposta foi discutida com o governador em exercício, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, durante a visita do chefe do Poder Executivo ao dirigente do Judiciário potiguar. Os dois conversaram sobre o difícil momento econômico vivido pelo RN, assolado por um período de forte e prolongada estiagem. Claudio Santos defende que a Polícia Militar deve atuar para garantir o cumprimento desta medida prioritária para a sobrevivência de milhares de potiguares.

Ezequiel estava acompanhado do presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, e do também parlamentar, Manoel Cunha Neto. “Externamos nossa preocupação com o momento difícil pelo qual o Estado passa quanto a longa estiagem, a gerência das águas e a falta d´água que atinge a boa parte da população do Rio Grande do Norte, por isso defendo que as barragens de Apodi e a Armando Ribeiro Gonçalves sejam fechadas e destinadas, exclusivamente, para o consumo humano e animal”, salienta o desembargador Claudio Santos sobre a atual situação de abastecimento hídrico no RN e a possibilidade do enfrentamento de mais um ano de seca, em 2016.

O governador destacou o fato da atual seca ser atípica, com quatro anos de existência e que segundo os meteorologistas deve continuar no próximo ano, e causar grande nível de evaporação nos reservatórios que ainda restam. “ A seca, talvez, seja o maior desafios que os poderes públicos do Rio Grande do Norte devem enfrentar atualmente, e o governo do Estado tem feito sua parte, perfurando poços inclusive em áreas urbanas de cidades atingidas pelo desabastecimento e dando celeridade a obras de adutoras”, ressalta Ezequiel Ferreira de Souza.

Na conversa entre os chefes dos poderes Executivo e Judiciário ficou ressaltada a preocupação com o desperdício de água ao longo dos leitos dos rios Apodi e Açu, líquido que falta para o atendimento às populações e rebanhos que habitam o interior do Estado. Claudio Santos exortou todos os homens públicos norte-riograndenses a efetivarem essa preocupação, inclusive o Ministério Público Estadual, Federal, porque a situação é calamitosa e “nós todos, temos responsabilidade com esse tema”.

VisitGov

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta