Relator recomenda que Conselho de Ética continue investigando Cunha

16 nov 2015

Do Jornal do Brasil:

Na manhã desta segunda-feira (16), o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), protocolou no Conselho de Ética o parecer preliminar do caso. Pinato afirmou ter recomendado no parecer que o Conselho dê continuidade às investigações das denúncias sobre Cunha.

O relator reforçou que deu um parecer pela admissibilidade porque “todos os requisitos foram preenchidos” para dar seguimento ao processo. O relatório deverá ser analisado pelos integrantes do Conselho de Ética no dia 24.

“A denúncia é apta: há tipicidade, indícios suficientes, por exemplo, a própria denúncia do procurador-geral da República, documentos juntados, o próprio depoimento de Júlio Camargo, e a fala do próprio Eduardo Cunha na CPI da Petrobras”, afirmou Pinato.

De acordo com o relator, seu parecer foi embasado no artigo 4º do Código de Ética, já que, segundo ele, há indícios de que Cunha recebeu vantagens indevidas e omitiu informações relevantes.

“Há indícios mínimos de autoria. Estou convencido que preenche todos os requisitos para dar andamento”, ressaltou Pinato.

O prazo final para a entrega do relatório prévio era a próxima quinta-feira (19), mas Pinato decidiu antecipar, afirmando que estava convicto e com a consciência tranquila ao decidir pela admissibilidade do processo de quebra de decoro preliminar.

“Foi dia e noite de estudos, de forma independente, árdua”, disse.

Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta