Secretaria de Saúde do RN emite nota, admite déficit de pessoal no Hospital Santa Catarina, mas diz que mantém obstetrícia

09 Nov 2015

A Secretaria Estadual de Saúde, através da Assessoria de Comunicação, emitiu nota oficial negando que tenha interrompido o atendimento em obstetrícia no Hospital Santa Catarina. No entanto, o órgão admite que há um défict de profissionais na unidade.

Veja a nota na íntegra:

NOTA – Atendimento obstétrico no Hospital José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que não houve fechamento do serviço de obstetrícia do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), e sim uma iniciativa da gestão no sentido de garantir o atendimento às pacientes com gestação de alto risco.

A unidade apresenta atualmente um déficit de profissionais pediatras e obstetras, provocado principalmente pelos pedidos de aposentadoria destes profissionais ao longo do ano de 2015.

O quadro de profissionais insuficiente impede que o hospital se mantenha recebendo a demanda habitual, que inclui pacientes residentes em Natal e que apresentam gestação de risco habitual (baixo risco), embora a unidade seja referência para o atendimento a gestações de alto risco e por isso deveria receber somente pacientes neste perfil.

Como forma de sanar a situação a Sesap tem em tramitação um processo para contratação de obstetras e neonatologistas por meio de cooperativa. A gestão da Sesap se reuniu com representantes de unidades de saúde da Grande Natal para solicitar apoio no sentido de apoio à demanda de parturientes com gestação de risco habitual.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *