Senador Garibaldi pede urgência na adoção de medidas contra a seca

Senador Garibaldi pede urgência na adoção de medidas contra a seca
19 Nov 2015

O Senado Federal deverá realizar sessão temática, ainda este ano, para discutir a estiagem que atinge a região semiárida do Nordeste. A proposta foi protocolada quarta-feira (18), na Secretaria Geral da Mesa, pelos senadores Cássio Cunha Lima e Cristovam Buarque e subscrita por quase todos os demais representantes da região nordestina. Além de debater o tema, a reunião deverá apresentar soluções emergenciais para minimizar os efeitos da seca.

Um dos subscritores, o senador Garibaldi Filho, elogiou a agilidade com a qual o presidente Renan Calheiros se prontificou a, após a sessão temática, agendar reunião para definir as ações legislativas que o Senado pode tomar para ajudar na solução do problema. Ele destacou a necessidade de serem adotadas, com urgência, medidas que amenizem o sofrimento da população nordestina diante do atual período de estiagem, que já dura quatro anos.

“A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) considera o período de seca que estamos vivendo como o mais crítico dos últimos 50 anos”, informou o senador Garibaldi Filho. Ele registrou que a entidade também alertou sobre a grande probabilidade de o ano de 2016 também ser de estiagem. Segundo a OMM, o El Niño deve se intensificar e atingir sua fase máxima em janeiro.

Em seguida, Garibaldi falou sobre a sua expectativa a respeito da reunião agendada pelos governadores do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte com a presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (19). “As medidas paliativas, como carros-pipa e perfuração de poços tubulares, precisam ser reforçadas. Porém, o fundamental é que as águas de transposição do Rio São Francisco cheguem a estes estados nordestinos até o final de 2016”, observou.

Já o senador Fernando Bezerra Coelho registrou que no próximo dia 27 de novembro (sexta-feira da semana seguinte), a Comissão de Serviços de Infraestrutura realiza na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, audiência pública para tratar de ações estruturantes que podem minimizar os efeitos da seca no sertão nordestino.

“Mesmo no atual cenário de escassez de recursos, o governo federal precisa sinalizar que vai priorizar as ações de combate a este novo ciclo de seca que se instalou no Nordeste”, afirmou Fernando Bezerra. Está disponível abaixo, vídeo com as intervenções dos senadores Garibaldi Filho e Fernando Bezerra.

garibaldi filho

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *