Situação de Cunha está cada vez mais difícil, diz líder da oposição

Foto: (foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
10 Nov 2015

Da Agência Estado:

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PSDB-PE), disse nesta segunda-feira, que a situação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa se torna “cada vez mais difícil” após a admissão de que o peemedebista é beneficiário de recursos que estavam na Suíça.

Na avaliação do tucano, as explicações de Cunha não convenceram a sociedade, principalmente porque a explicação jurídica não deixa claro a titularidade dos recursos ocultos no exterior. “Do ponto de vista político, é difícil compreender como esse volume de recursos não atendeu pessoalmente o presidente da Câmara. Uma coisa é a defesa do ponto de vista jurídico. Do ponto de vista político, é algo que vai ficando cada vez mais difícil de se explicar”, comentou.

Araújo disse que a oposição já se manifestou de forma favorável ao afastamento de Cunha da presidência da Casa e disse que sua saída seria “bem melhor” para a instituição e para sua defesa. O tucano acredita que a sociedade cobrará uma posição firme do Conselho de Ética no julgamento do processo por quebra de decoro parlamentar.

O líder sinalizou que os dois membros titulares do colegiado – Betinho Gomes (PE) e Nelson Marchezan Júnior (RS) – devem votar pela punição do peemedebista, uma vez que já declararam publicamente que consideram os fatos denunciados graves.

A punição mais grave que o Conselho pode aplicar a um deputado é a aprovação de um pedido de cassação de mandato, o que precisa ser proposto pelo relator. “Por enquanto os fatos são graves e levam a uma posição dos nossos membros de compreender como difícil a situação do presidente”, afirmou.

share

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Comments

  1. Avatar Edivan rodrigues da silva : Novembro 10, 2015 at 7:41 am

    Amigos bom dia o Senhor presidente da Câmara Federal deu entrevista a respeito dos valores milionários na Suíça se dizendo inocente e que tudo estava legal, o povo brasileiro sofre muito nesses anos, mas também aprendeu muito e sabe o que quer, não adianta o Sr Eduardo Cunha está criando, inventado coisas que não dizem nada e nem vai livrar ele dessa situação que ele criou e diz ser inocente. Acredito que há homens de bem na politica e que com certeza a verdade vencerá. Obg.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *