TSE encerra Teste Público de Segurança 2019 do Sistema Eletrônico de Votação

TSE encerra Teste Público de Segurança 2019 do Sistema Eletrônico de Votação
30 nov 2019

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (29) o Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação, em cerimônia realizada no Auditório III do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Na ocasião, o secretário de Tecnologia da Informação (STI) da Corte Eleitoral, Giuseppe Janino, revelou que dois dos 13 planos de ataque ao sistema obtiveram êxito, sem, no entanto, comprometer o sigilo do voto ou a segurança do processo eleitoral. A partir de agora, o TSE trabalhará para sanar a vulnerabilidade identificada a tempo das Eleições Municipais de 2020.

Ao abrir a cerimônia, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, agradeceu aos investigadores que participaram desta quinta edição do TPS. Ela afirmou que a realização do evento renova o compromisso do Tribunal de transparência com a sociedade. Para a magistrada, é imprescindível a colaboração da sociedade para o avanço do processo democrático e para a melhoria do sistema eleitoral como um todo.

A presidente do TSE lembrou que a realização do TPS auxilia a Justiça Eleitoral a manter a tecnologia implementada no sistema eletrônico de votação atualizada e imune a ferramentas que possam ser desenvolvidas para atacá-lo. “É o momento de abertura dos sistemas de segurança ao olhar externo da comunidade científica, dos estudantes, dos partidos políticos, dos cidadãos como um todo. Um chamado para que atuem como hackers e tragam seus planos de testes, com estratégias de ataque às urnas, a fim de identificar possíveis e eventuais vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato do voto nas eleições”, disse.

Thiago Fini Kanashiro, assessor-chefe de Gestão Eleitoral do TSE e coordenador da Comissão Organizadora do TPS, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos na preparação e condução do TPS 2019, em especial aos representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Em nome da Comissão Organizadora do evento, responsável por cuidar da infraestrutura e da logística para que o evento realmente ocorra, agradecemos a todos os que estiveram envolvidos”, disse.

A assessora-chefe de Comunicação (Ascom) do TSE e coordenadora da Comissão de Comunicação Institucional do TPS, Ana Cristina Rosa, destacou o desafio que foi levar ao público, numa linguagem acessível e interessante, informações técnicas sobre o TPS. “Diante desse desafio, nós pensamos e propusemos a criação de uma página [no portal da Justiça Eleitoral na internet] onde reunimos todas as informações relativas a esta edição e às edições anteriores, e a cobertura detalhada de toda a semana do TPS 2019”, explicou.

Compartilhar

Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *