Veja o listão de políticos citados por Sérgio Machado na Lava Jato

Sérgio Machado(Transpetro/Divulgação)
15 jun 2016

Da Exame.com:

Em sua delação premiada, cujo sigilo foi retirado nesta terça-feira, oo ex-presidente da Transpetro Sergio Machado cita 22 políticos de sete partidos – entre eles o presidente interino Michel Temer(PMDB).

Segundo o delator, o hoje presidente em exercício teria pedido a ele doações de campanha para Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. Essa é a primeira vez que Temer aparece em uma depoimento da operação Lava Jato.

Machado afirma que os políticos que o procuravam não citavam a palavra  “propina”, mas tinham conhecimento que o dinheiro viria de empresas com contratos com a Transpetro – e, portanto, de origem e intenção ilegal.

No caso específico de  Temer, Machado afirma que “o contexto da conversa deixava claro que o que Michel Temer estava ajustando com o depoente era que ele solicitasse recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita”.

Segundo o depoente, ambos teriam acertado o repasse de 1,5 milhão de reais em doação da Queiroz Galvão para o diretório nacional do PMDB. A negociação teria sido feita em setembro de 2012 na Base Aérea de Brasília (DF).

Outros políticos

Machado ainda afirmou que sua indicação à estatal teria partido dos peemedebistas Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, José Sarney e Edison Lobão – que, segundo ele, teriam também recebido propina por meio de doações oficiais ou dinheiro em espécie.

Os outros políticos citados por Machado teriam sido destinatários de propina repassada por ele via doação oficial.

Político Partido
Michel Temer PMDB-SP
Gabriel Chalita PMDB-SP
Renan Calheiros PMDB-AL
José Sarney PMDB-AP
Edison Lobão PMDB
Jader Barbalho PMDB
Henrique Eduardo Alves PMDB-RN
Garibaldi Alves PMDB-RN
Valter Alves PMDB-RN
Valdir Raupp PMDB-RO
Romero Jucá PMDB-RR
Luis Sérgio PT-RJ
Edson Santos PT-RJ
Jorge Bittar PT-RJ
Ideli Salvatti PT-SC
Cândido Vaccarezza PT-SP
José Agripino Maia DEM-RN
Felipe Maia DEM-RN
Jandira Feghali PCdoB-RJ
Francisco Dornelles PP-RJ
Heráclito Fortes PSB-PI
Sergio Guerra* PSDB-PE
Compartilhar

Anna Ruth
Anna Ruth

Anna Ruth Dantas é jornalista, apresentadora do programa RN Acontece, da Band Natal; produz e apresenta o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade (94 FM - Natal), e apresenta o programa Panorama do RN (em rede com 16 emissoras de rádio do Rio Grande do Norte). Jornalista de grande credibilidade, atua também como consultora e ministra cursos de midia trainning na Trilhar Educação Corporativa.

Deixe uma resposta